Tomilho e alecrim: Remédio caseiro poderoso para tratar candidíase

Este banho é rico em substâncias antifúngicas que ajudam a impedir a proliferação de fungos e bactérias, e pode ser uma opção de tratamento complementar para a candidíase. Embora essa doença seja mais comum em mulheres, os homens também podem ser afetados.

A candidíase é causada por um fungo e pode afetar os órgãos genitais, causando sintomas como coceira, ardência, inchaço, dor durante a relação sexual e corrimento esbranquiçado. O tratamento médico para a candidíase geralmente envolve antibióticos e pomadas antifúngicas, mas algumas soluções caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas.

Um banho de assento com tomilho e alecrim pode ajudar a aliviar o desconforto e a inflamação na região íntima, graças às propriedades antifúngicas e antimicrobianas dessas ervas. O tomilho contém timol e limoneno, duas substâncias que têm forte ação antifúngica, e um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) mostrou que o tomilho é eficaz contra o Candida albicans, o fungo que causa a candidíase. O alecrim também tem propriedades antifúngicas e ajuda a sensibilizar a estrutura da membrana celular dos fungos, o que os impede de sobreviver e se proliferar.

Para preparar o banho de assento, basta ferver 600 ml de água e adicionar uma colher de sopa de tomilho seco e uma colher de sopa de alecrim seco. Deixe as ervas em infusão por 20 minutos, coe o líquido e adicione à água morna em uma bacia ou banheira. Sente-se dentro do recipiente e permaneça por 30 minutos após a higiene íntima. É importante ressaltar que este banho não é indicado para pessoas com dermatite, dermatose ou gestantes.

Além disso, existem algumas medidas preventivas que podem ajudar a evitar a candidíase, como evitar o estresse, dormir bem, usar roupas íntimas de algodão e fazer uma higienização genital adequada. Também é importante evitar o consumo excessivo de doces e carboidratos, além de não ficar com maiô, biquíni ou sunga molhados por muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *