Se você é daquelas pessoas que adora calçar um belo par de saltos altos, se deliciar com longas caminhadas, encarar exercícios na academia ou até correr, com certeza vai se identificar com o cenário seguinte.
Imagine que você acorda um dia, e quando tenta se levantar, sente uma dor aguda na sola do pé ao fazer contato com o chão. Inesperado e desconfortável, não é?
Esse desconforto muitas vezes é desencadeado por um processo inflamatório na fáscia plantar, uma espécie de tecido conjuntivo que recobre a maior parte da parte inferior do pé, como ilustrado na imagem abaixo.
Quais são os sintomas da fascite plantar?
O sintoma mais característico da fascite plantar é a dor na sola do pé, especialmente ao acordar.
Outros sintomas comuns incluem sensação de queimação na planta do pé, aumento da dor durante a corrida ou ao usar sapatos de salto alto, e uma estranha sensação de estar pisando em areia ao pressionar o local afetado.
Como é o tratamento da fascite plantar?
É fundamental buscar orientação médica, seja com um ortopedista ou um clínico geral, assim que começar a sentir dores na planta do pé.
Isso porque a recuperação da inflamação nesta região pode ser um processo longo, que pode se prolongar por até dois anos.
Após o diagnóstico, o médico geralmente prescreve anti-inflamatórios, analgésicos e sessões de fisioterapia.
Quais são as causas da fascite plantar?
As principais causas da fascite plantar incluem o uso de sapatos rígidos durante corridas ou longas caminhadas, possuir arco do pé muito elevado (pé cavo) e excesso de peso.
A fascite plantar, além de causar fortes dores, pode ser especialmente impactante para atletas, já que se torna uma das raras condições que obrigam a interrupção de suas atividades até que o problema seja totalmente resolvido.