Manteiga caseira ainda mais saborosa e saudável: aprenda a receita

Consumir manteiga tem gerado controvérsia no mundo da nutrição. Enquanto alguns afirmam que aumenta os níveis de colesterol e obstrui as artérias, outros defendem que pode ser uma adição nutritiva e saborosa à alimentação. Felizmente, pesquisas recentes têm sido realizadas para avaliar os possíveis efeitos à saúde da manteiga.

A manteiga é um produto lácteo obtido pela agitação do leite, processo que separa as gorduras sólidas do líquido chamado leitelho. Embora também possa ser feita a partir do leite de outros mamíferos, como ovelhas, cabras e búfalos, este artigo se concentra na manteiga vegana. Existem vários tipos de manteiga disponíveis, como a salgada, sem sal, alimentada com capim e clarificada, cada uma variando de acordo com seus ingredientes e método de produção.

Devido à sua alta concentração de gordura, a manteiga possui um sabor rico e uma textura cremosa. É especialmente adequada para cozinhar em altas temperaturas, como refogar e fritar, além de adicionar sabor e evitar que os alimentos grudem. A manteiga também é amplamente utilizada na culinária para conferir textura e volume a produtos de panificação e sobremesas. Além disso, pode ser passada no pão, legumes assados, pratos de massa e muito mais.

Embora a manteiga seja um item comum em muitas cozinhas, é possível substituí-la facilmente, então ficar sem manteiga não é realmente um grande problema. No entanto, quando estamos em uma padaria, nada se compara a um pouco de manteiga derretendo lentamente em um bolinho quente, pãozinho, torrada ou em cima de uma pilha de panquecas.

Vamos começar a receita. Se você deseja fazer manteiga vegana, é imprescindível utilizar óleo de coco desodorizado (também conhecido como óleo de coco refinado), caso contrário, o produto final terá um odor e sabor de coco pronunciados. Embora o coco seja delicioso, não é desejável nesse caso. Sempre opte pelo óleo de coco desodorizado. Se possível, escolha um óleo de coco desodorizado orgânico, que foi processado apenas com vapor de água natural, sem o uso de produtos químicos. Isso é melhor para a saúde.

Pegue uma mini forma de 3 “x 5,75” – é o tamanho perfeito para fazer uma barra básica de manteiga – e unte-a com um pouco do óleo de coco desodorizado. Em seguida, forre a parte inferior e a lateral mais longa da forma com um pedaço de papel vegetal que seja suficientemente comprido para ultrapassar cerca de 2,5 cm das bordas em cada lado, saindo um pouco da forma.

Você também pode optar por usar um recipiente diferente, desde que ele tenha capacidade para pelo menos 2 xícaras de líquido. Outra opção é dividir a manteiga entre vários recipientes menores, como recipientes de armazenamento de vidro com tampas. Agora, vamos à receita. Coloque no liquidificador 500 g de manteiga de caju (você pode comprá-la pronta ou fazer a sua própria), 200 ml de água, duas colheres (sopa) de óleo de abacate, uma colher (chá) de fermento nutritivo, duas colheres (sopa) de vinagre de maçã e uma colher (chá) de sal.

Utilize um liquidificador de alta velocidade, se possível, mas um liquidificador comum também pode ser utilizado. Bata em alta velocidade até obter uma mistura completamente lisa, sem grãos. Pare para raspar as laterais, se necessário. Adicione os 100 ml de óleo de coco desodorizado. Não é necessário derretê-lo antes, pois o calor gerado pela mistura resolverá isso. Continue batendo em alta velocidade até que o óleo de coco esteja completamente derretido e incorporado à mistura, que deve estar novamente super suave e sem grumos.

Despeje a mistura líquida de manteiga na mini forma preparada (ou em qualquer recipiente adequado que você tenha escolhido) e coloque-a na geladeira até que a manteiga esteja completamente endurecida, o que deve levar cerca de 4 a 6 horas. Quando a manteiga estiver totalmente endurecida, remova-a da forma puxando o papel vegetal (se necessário, aqueça um pouco a forma para ajudar a soltar o papel) e coloque-a em seu prato de manteiga favorito.

Armazene a manteiga pronta na geladeira por até cerca de 3 semanas. Ela terá uma consistência firme, mas ainda um pouco macia, o que permite espalhá-la diretamente da geladeira. Se preferir uma textura mais macia e fácil de espalhar, deixe-a em temperatura ambiente por alguns minutos antes de usá-la. O tempo necessário dependerá da temperatura ambiente no dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *