Considerado um item de vaidade, o esmalte é bastante utilizado na sociedade, muitas mulheres considera as unhas coloridas um sinônimo de vaidade. Porém pode-se ver também homens utilizando essa técnica, situação bastante recorrente nos dias atuais, mas nada que assuste.
Os esmaltes possuem em varias cores e marcas podendo assim escolher o que mais atrai a pessoas ou a personalidade.
Todavia o que uma boa parte dos usuários desse item não se reparam é que ele também pode ser muito prejudicial a saúde do corpo. Isto porque o uso frequente de esmalte nas unhas podem causar o surgimentos de bactérias e fungos. Além disso também é possível ocorrer o declínio das unhas e também o ressecamento das mesmas.
De acordo com especialistas, o uso corrente de esmalte pode afetar a placa ungueal, isso porque as unhas não possuem o monto de respirar antes que tenha outra vez o esmalte passado por elas. Dessa forma ele irá promover um aquecimento, deixando as unhas abafadas e assim tornando mais fácil para os fungos e bactérias se apossarem.
É importante ressaltar que além desse procedimento, as cores escuras também podem deixar uma marca de amarelado nas unhas, e com certeza não trará coisas positivas. O ideal é sempre ao fazer as unhas, usar tonalidades claras e também não promover o deslocamento total das cutículas, pois elas oferecem proteção contras os fungos e bactérias.
Também é importante ficar atento as composições na embalagem, evitando produtos que estavam na validade ou que contenha dibutilftalato, tolueno e formaldeído. Esses são ativos bastante perigosos para a saúde, por isso é bom sempre ler e entender as composições. Mulheres que possuem gestação não devem fazer o uso de esmaltes nas unhas, por causa dos componentes presentes que podem afetar o bebê.
Também é de extrema segurança que crianças de menor idade não faça seu uso, pois pode haver uma rejeição de sua pele. Ainda é bom afirmar, que uma consulta ao dermatologista poderá tirar todas as suas duvidas e assim poder fazer o uso desse produto de forma correta.